Alugando o primeiro imóvel: 5 dicas para não se arrepender
Share
O processo de alugar um apartamento não precisa ser cansativo quando você aplica com eficiência algumas dicas para alugar imóvel pela primeira vez. Isso porque, por se tratar de um momento recheado de expectativas, detalhes essenciais podem passar despercebidos e resultar em problemas futuros.
Embora seja simples, quem vai alugar o imóvel pela primeira vez pode sentir dificuldades em pontos básicos, como assinatura de contrato, necessidade de fiador ou pagamento de caução.
Pensando nisso, continue a leitura deste artigo para saber quais são as principais dicas para alugar imóvel pela primeira vez sem erros!
Conheça seu orçamento e pesquise a região que deseja morar
Antes de alugar um imóvel o primeiro passo é conhecer seu orçamento para entender o quanto de dinheiro você tem disponível para gastar mensalmente no pagamento de despesas, que vão desde o aluguel até IPTU e contas básicas.
Em seguida, é hora de escolher qual a melhor região para morar ao levar em consideração o orçamento disponível. Isso porque, lugares mais valorizados costumam ter taxas de aluguéis mais altas e, como consequência, aumentar o valor de IPTU e até mercado.
Defina como deve ser o imóvel e procure com calma
Depois de definir a região é hora de saber qual o perfil do imóvel. Casa, apartamento, um quarto, dois quartos, garagem, áreas de lazer. Todos esses pontos devem estar no seu radar para facilitar a escolha e filtrar as melhores opções.
Com o lugar ideal na cabeça, é hora de iniciar a pesquisa em plataformas online de imóveis, como a Citas. Mas não tenha pressa e procure com calma. Lembre-se: o seu futuro lar merece dedicação.
Visite o imóvel e tenha atenção a todos os detalhes
O resultado das pesquisas vai apontar alguns imóveis legais dentro da faixa de preço que você pode pagar na região escolhida. Assim, a providência seguinte deve ser a visita presencial, afinal, mesmo que ele pareça perfeito nas fotos, conhecer a vizinhança, o condomínio e o próprio imóvel faz a diferença.
Nesse momento, mantenha atenção a todos os detalhes, como possíveis rachaduras, pisos quebrados, problemas na iluminação, vazamentos, entre outros.
Da mesma maneira, veja como é a vizinhança, com a presença de pontos comerciais próximos, academias e opções de lazer, bem como facilidade para chegar e sair à pé ou de carro. Para quem gosta de silêncio, é fundamental saber se a região faz barulho.
Em condomínios, procure conhecer as principais regras
Normalmente, o primeiro aluguel das pessoas acontece em condomínios. Porém, cada condomínio possui regras de silêncio, reformas, trânsito interno, visitação, entre outros.
Portanto, saiba quais são elas e veja se estão de acordo com seu estilo de vida. Do mesmo modo, converse com o proprietário do imóvel, ou a imobiliária, para saber o seu nível de autonomia na realização de melhorias no apartamento, instalação de quadros, cortinas etc..
Atenção ao contrato
Depois de escolher o imóvel, é hora de realizar o contrato. Nesse momento, evite informalidades e prefira ter todas as cláusulas escritas com as informações sobre o tempo de duração do aluguel, data e valor das taxas, possíveis penalidades por descumprimento contratual, entre outros.
Para alugar um imóvel a pessoa deve ter 18 anos ou mais, mediante apresentação de documento de identificação, comprovante de residência atual e ter renda mensal compatível com o aluguel.
O contrato de aluguel também pode estabelecer as famosas garantias em caso de falta de pagamento das taxas por parte do inquilino. As mais comuns são o fiador, a caução ou o seguro fiança.
Atualmente, o depósito caução é uma das garantias mais utilizadas, porque permite ao inquilino receber o valor da quantia depositada, com a devida correção monetária, após o término do contrato. Normalmente, o depósito corresponde ao valor de três aluguéis.
No que diz respeito ao pagamento de taxas, no aluguel de apartamentos o inquilino deve pagar o IPTU, taxa de lixo, contas de luz, água (se for o caso) e taxa condominial.
Por fim, lembre-se de manter um diálogo franco e honesto com o proprietário ou imobiliária para acertar todos os pontos e garantir uma ótima locação.
Para continuar atualizado, faça a leitura do nosso blog!