Ansiedade no trabalho: o que é e como reduzir
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Saúde mental ainda é considerada um tabu na sociedade, em especial, no ambiente de trabalho. Mas o tema é importante pela sua relevância na vida privada, economia e sociedade. Por isso, estratégias de como reduzir ansiedade no trabalho devem ser implementadas por gestores em parceria com os colaboradores.
Continua a leitura do artigo que nós, da Citas, preparamos para você e aprenda como reduzir ansiedade no trabalho de maneira eficaz.
Ansiedade no trabalho e seus impactos na saúde mental
A classe trabalhadora ao redor do mundo vende sua força de trabalho e capital intelectual em troca de uma remuneração mensal ou quinzenal.
No entanto, mudanças no mercado de trabalho, dificuldades para lidar com colegas, grande quantidade de demanda e prazos curtos e baixos salários contribuem para o desenvolvimento de transtornos mentais em trabalhadores ao longo do mundo.
Conforme explica a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade e depressão afetam não apenas os indivíduos, mas cobram um valor alto da economia global, com custo estimado em 1 trilhão de dólares.
A ansiedade no trabalho diz respeito a um aumento no estado de tensão do trabalhador, assim como no estresse. É difícil para a pessoa relaxar, de forma que ela acaba sobrecarregada. Veja alguns exemplos a seguir:
- Prazos curtos para resolver demandas
- Alto volume de trabalho que resulta em sobrecarga
- Perseguição ou assédio moral
- Comunicação fora do horário do expediente, com pedido para realizar atividades, inclusive aos fins de semana
- Ambiente agressivo, hostil e pouco acolhedor
- Preocupação em excesso
- Pensar e sonhar com o trabalho a todo momento
Como consequência da ansiedade e estresse no ambiente de trabalho, a pessoa pode desenvolver dificuldades para dormir ou insônia, aumento do consumo de alimentos gordurosos ou açucarados, maior ingestão de bebida alcoólica, problemas físicos e, em casos mais graves, síndrome de burnout.
Como reduzir ansiedade no trabalho
Pensar em gritar com os colegas, largar o trabalho ou simplesmente fingir que nada está acontecendo é um dos erros de quem pretende reduzir ansiedade no trabalho.
Isso porque, em primeiro lugar, modificar o ambiente de trabalho deve ser uma atividade realizada em conjunto com a empresa, gestores, recursos humanos e, claro, os colaboradores.
No entanto, quando se fala em atitudes para adotar no nível individual, algumas estratégias são interessantes para reduzir ansiedade no trabalho.
Melhore sua comunicação
Comunicação ruim é um dos principais problemas de organizações. Para reduzir estresse, o ideal é não ter medo de abordar temas como produtividade, desempenho e o que é esperado de você.
Lembre-se que o seu chefe também é ser humano e ele já pode ter passado por situações semelhantes.
Organize suas atividades
Manter suas tarefas organizadas, com cronogramas, datas e prazos evitam o estresse e a ansiedade, porque você pode planejar a melhor maneira de cumprir os afazeres.
Faça pausas
Normalmente, as pessoas trabalham cerca de oito horas diárias, com pausa para o almoço. Mas, ao longo do dia, você pode efetuar pausas estratégicas para relaxar a mente, mesmo que seja de 5 a 10 minutos.
Preste atenção à sobrecarga
Caso você esteja em posição de liderança ou chefia, observe quais são as tarefas possíveis de delegar. Da mesma maneira, caso já tenha muitas demandas, não abrace mais uma atividade.
Prefira dar conta do que você já tem para evitar colapsos nervosos, ansiedade e estresse oriundos do alto volume de trabalho.
Autocuidado
Práticas de autocuidado, como boa alimentação, sono adequado e prática de exercícios físicos contribuem para melhora da saúde como um todo, com impactos positivos no trabalho.
Portanto, não deixe de lado o autocuidado e cuide de si mesmo com empenho e dedicação.
Caso esteja muito pesado para você, não deixe de procurar auxílio de um profissional da saúde mental para te acompanhar neste processo.
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