Como funciona a tokentização no mercado imobiliário?

Como funciona a tokentização no mercado imobiliário?

Os mercados de todas as áreas estão em constante mudança, às vezes é difícil acompanhar, mas quase todas são influenciadas pela tecnologia, com um papel enorme na sociedade, um ótimo exemplo de tendência no mundo dos imóveis, é a tokentização imobiliária.

Tokentização é a palavra utilizada para o processo de criação de tokens, implementados recentemente no ramo imobiliário, visando proteger informações sensíveis de serem corrompidas.

Atualmente, com a tecnologia ocupando tantos espaços e armazenando informações importantes e cruciais, é necessário muito cuidado com o manejo dos dados.

A partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), diversas medidas e softwares com essa finalidade foram criados, incluindo os tokens.

Que são recursos de segurança que atuam modificando informações em um retrato de dados criptografados, eles são criados em tempo real, e de forma aleatória e exclusiva, o que os torna semelhantes a impressões digitais.

Mas qual é sua participação no mercado imobiliário?

O que é a tokentização imobiliária?

Como já foi esclarecido, a tokentização é o processo de criação de tokens, mas, esse recurso possui outra finalidade, a de criação de contratos digitais, protegidos juridicamente e representam ativos, físicos ou digitais.

Após esse processo, o ativo é convertido em um documento compatível com o armazenamento no blockchain.

O que é um ativo?

Os ativos estão presentes de maneiras diferentes, ao se tratar de finanças, ele representa um patrimônio, ou seja, bens com valor de mercado e geram ou podem gerar rendimentos, ao ser realizado um token, o ativo necessita de algumas etapas.

Primeiramente, o ativo passa por uma empresa tokenizadora, que verifica a veracidade dele, todas as condições estando de acordo, um contrato será firmado, e o token criado, que ficará armazenado em uma plataforma indicada pela empresa tokenizadora, onde também serão criados os contratos inteligentes. 

Feito isso, com o auxílio de uma blockchain, as informações estarão seguras para serem distribuídas, logo, aqueles que demonstrarem interesse por algum bem, poderá acessar suas ofertas e terão a possibilidade de realizar um negócio.

Após alguma compra ou investimento, a parte comprada conforme os contratos realizados será passada, e qualquer detalhe referente ao negócio firmado ficará armazenado onde a tokenização foi efetuada, assim, garantindo seu cumprimento.

Qual é a importância de tokenizar um bem ou produto?

Além da segurança dos dados armazenados, a principal vantagem em tokenizar um bem ou produto, é agregar valor ao mesmo.

Como um token é a representação digital e válida de um bem real, eles podem também representar o dinheiro ou algum outro tipo de bem, como os commoditys, contanto que suas quantidades não variem.

Esse processo possibilitará a transformação de um bem em certificados de garantia ou até podem ser revertidos em criptomoedas.

O que diferencial a negociação feita da maneira tradicional e a tokentização é a praticidade e segurança do processo, esse avanço tecnológico rompeu as barreiras de distância, validade de documentação e burocracias que uma negociação exigia. 

Essa tecnologia está revolucionando a maneira de fazer negócios, contratos e armazenagem, e tende a crescer e migrar para outras áreas também, desde investimentos até a maneira em que são feitas as compras e vendas de produtos.

A tokentização no mercado imobiliário já está acontecendo, sendo importante se manter informado sobre todas as novidades e tendências desse mundo.

Para ficar por dentro de tudo isso, acesse o nosso site!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.