Qual a rentabilidade de investimento em imóveis?

Qual a rentabilidade de investimento em imóveis?

A rentabilidade de investimento em imóveis é uma das formas mais utilizadas de ganhar dinheiro para quem gosta de investir no mercado imobiliário. 

Sendo assim, comprar um imóvel para alugar no Brasil é algo que promove mais retorno do que investir por exemplo a mesma quantia em uma aplicação de renda fixa básica, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Então, ficou interessado como funciona? Confira a seguir, o que é e como fazer para calcular seus investimentos em imóveis.

O que é rentabilidade de investimento em imóveis?

É um parâmetro de desempenho que retrata o efetivo benefício adquirido com um investimento em um imóvel. Levando em conta o valor provido no bem imóvel, o ativo, e o que o locador produz em função dele. 

Sendo assim, esse retorno sobre o investimento pode ser positivo (quando existe lucro) ou negativo (quando ocorre prejuízo). 

Essa aplicação é uma das mais conservadoras, por possuir menos volatilidade com o passar do tempo, e isso é algo bem necessário a se considerar para perfis de pessoas que querem expor seu patrimônio a um risco menor.

Diante disso, esta quantidade, na maioria dos casos, é expressa como uma porcentagem e possibilita que o investidor compare várias outras alternativas de investimentos à disposição no mercado.

Quando o assunto corresponde à imóveis residenciais, o retorno pode vir de duas maneiras, veja:

  • Valorização do bem, conhecido como ganho de capital ou lucro imobiliário;
  • Renda vinda da utilização da casa ou apartamento, referindo-se o aluguel a opção mais comum.

Como calcular a rentabilidade do aluguel do imóvel?

Quando se trata da rentabilidade do aluguel do imóvel, o cálculo é bem simples de se fazer. É necessário apenas dividir o valor mensal do aluguel que você está cobrando pelo imóvel pelo preço que pagou na compra. Isto é, “capital inicial” do investimento.

Logo depois, multiplique por 100 e você irá obter o percentual de rendimento mensal com a locação do seu imóvel.

Veja um exemplo logo abaixo:

Valor do imóvel

R$ 400.000

Valor do aluguel

R$ 2.500

Cálculo

(2.500 / 400.000) x 100 = 0,63

Rentabilidade do aluguel ao mês

0,63%

Rentabilidade do aluguel ao ano

7,6% (0,63% x 12 meses)

Observando este exemplo, chegamos a uma rentabilidade de aluguel na ordem de 0,63% ao mês. O que significa que, segundo os especialistas do mercado imobiliário, qualquer número igual ou superior a este já é considerado um lucro muito positivo.

Cada investidor tem o seu perfil

Além de notar questões como localização e valor, o investidor precisa reconhecer o tipo do seu perfil. 

Aqueles que são mais conservadores costumam investir em imóveis com o intuito de preservar patrimônio pela segurança e estabilidade dessa modalidade de investimento. 

Já os investidores mais ousados, possuem o costume de atribuir em cima do conhecimento da região.

Entretanto, vale ressaltar que é necessário levar em consideração a precisão de liquidez do investidor para ajustar a forma e o montante adequado para investimento imediato.

Com isso, se o investidor não tem o interesse de liquidez, e quer apreciar o custo de oportunidade baixo com dinheiro investido na renda fixa, ele pode usufruir de vários descontos, adquirindo um imóvel na planta, ou escolher comprar uma propriedade pronta sem financiamento.

De outra forma, se o investidor quiser manter ou não possuir uma reserva líquida, é mais aceitável financiar a compra de um imóvel pronto ou pagar um que esteja na planta ainda e precise contratar um arquiteto posteriormente.

E aí, gostou deste artigo? Não deixe de conferir esse e muitos assuntos aqui no nosso site!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.